Deep Purple: morre aos 71 anos o tecladista Jon Lord

Jon Lord, tecladista fundador do Deep Purple, morreu nesta segunda-feira (16) devido a uma embolia pulmonar, em uma clínica de Londres. Ele tinha 71 anos e lutava contra um câncer no pâncreas.

A informação foi confirmada pela produtora inglesa Guest Pr, que cuidava da carreira do músico. Além de compor muitos sucessos do Deep Purple, entre 1968 e 1976 e depois de 1984 a 2002, ele ainda fez parte do Whitesnake e também ficou conhecido por seu trabalho solo de música clássica. No comunicado, a empresa diz que o músico passa da "escuridão à luz".

Virtuoso e prolixo, Lord é conhecido por produzir ao lado Ian Gillan (principal vocalista do Deep Purple) o lendário Concerto for Group and Orchestra, espetáculo de música clássica tocada pela banda e a Orquestra Filarmônica Real em 1969. A apresentação, conduzida por Malcolm Arnold, foi repetida em 1999, no Royal Albert Hall, desta vez pela Orquestra Sinfônica de Londres. Entre suas composições ao lado do Deep Purple estão as clássicasSmoke on The Water, Chasing Shadows, Highway Star, além de ser responsável pelo riff de Child in Time.

Entre 1969 e 2011, Lord lançou 19 álbuns de música orquestral, solo ou ao lado do Deep Purple, sendo o últimoJon Lord Live (Bucharest 2009). Ainda em 2009, o músico se apresentou o Concerto For Group And Orchestra na Virada Cultural de São Paulo. Na ocasião, o regente Rodrigo de Carvalho conduziu a Orquestra Sinfônica Municipal ao seu lado.

De grande contribuição à música, Lord foi condecorado em 2010 como membro honorário da Stevenson College, nos Estados Unidos. Em 2011, ele também foi homenageado com o título de doutor honorário em música na Universidade de Leicester, cidade onde nasceu em 9 de junho de 1941.

Lord começou a tocar piano aos 5 anos de idade e, além do Deep Purple e Whitesnake, tocou nas bandas Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e The Flower Pot Men. Casado duas vezes, ele deixa duas filhas.

Abaixo, a íntegra da nota posta no site oficial:

É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Jon Lord, que sofreu uma embolia pulmonar fatal, hoje, segunda, 16 de Julho, na ‘London Clinic’, após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas. Jon estava ao lado de sua família.

Jon Lord, o lendário tecladista do Deep Purple, co-escreveu muitas das canções lendárias da banda, incluindo ‘Smoke On The Water’, e tocou com muitas bandas e músicos ao longo de sua carreira.

Mais conhecido por seu trabalho ‘Concerto Orquestra de Grupo e Orquestra’, executado pela primeira vez no Royal Albert Hall, com o Deep Purple e a Royal Philharmonic Orchestra, em 1969, e conduzido pelo renomado Malcolm Arnold, feito repetido em 1999, quando foi novamente realizada no Royal Albert Hall pela London Symphony Orchestra e pelo Deep Purple.

O trabalho de Jon solo foi universalmente aclamado quando ele finalmente se aposentou do Deep Purple em 2002.

Jon passa das trevas à luz.

Fonte: Terra Música

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário