Precisamos reaprender a ouvir música... Por Bruno Lippy.

Esse Texto foi originalmente publicado em minha coluna no site Rock News!



É isso mesmo caro leitor, as pessoas de um modo geral desaprenderam a ouvir música, a se fascinar pela letra bem trabalhada, pela timbragem perfeita dos instrumentos, desaprenderam até a se encantar com timbre da voz de seus cantores preferidos. Você que está lendo este texto agora, me responda: Quando foi a última vez que você se sentou em seu sofá ou se deitou em sua cama e ouviu criteriosamente cada música até o fim do CD de sua banda favorita?
A música mudou muito e com isso aos poucos fomos sendo treinados a desaprender a ouvir, antigamente as famílias, os amigos se reuniam na sala colocavam seu LP preferido nos toca-discos e apreciavam cada nota de suas canções preferidas, hoje isso não acontece mais e a explicação é obvia, desaprendemos a ouvir música pelo simples fato das pessoas terem banalizado a música.
No passado os músicos possuíam um critério severo ao montar seus LPs; como a capacidade desses discos era de aproximadamente 20 minutos por lado, o músico não poderia se arriscar a escolher algo ruim para seu disco, por isso em um processo longo a cantor escolhia só o melhor do melhor para estar em seu álbum, respeitando sempre a proposta estabelecida. Com a chegada do Cd tudo isso mudou, os músicos passaram a despejar tudo que compunham dentro do CD sem o menor critério, isso tornou os ouvidos das pessoas preguiçosos, hoje praticamente ninguém ouve as 20 faixas de um CD com a mesma atenção que ouviu a primeira, e isso resultou numa descrença inexplicável na música. Temos bandas de qualidade, bons cantores, bons compositores, bons instrumentistas, ou seja, talento existe aos montes, o que falta na verdade é sua atenção para eles.
Mas, o que realmente me irrita, são as ladainhas dessas pessoas que dizem: “não se faz mais música como antigamente” “o rock de verdade morreu”, espere um pouco, o rock de verdade morreu? Não... o que morreu foi a sua capacidade de procurar e ouvir música de qualidade. Pessoas assim acham que toda canção tem que ser aquela baladinha mel com açúcar, aquele rock arrasador, um hit dançante espetacular ou um épico estrondoso. Eles desaprenderam a apreciar a boa música de hoje em dia, o que existe de cara talentoso esperando alguém realmente apreciar sua boa música é assustador.
Ouvir música não é como uma trepada ocasional com uma gostosa ou como um lanche rápido no meio da noite... Pense nisso!..., Ouvir música exige muito mais, pegue seus filhos, seus irmãos, seus amigos, seus amores, seus pais reúna eles na sala coloque o CD de sua banda favorita ou daquela banda que você achou na internet e gostou do som, e “deguste” as canções... Aprecie a letra, a voz, os instrumentos a proposta. Só assim vamos reaprender a ouvir música de verdade!



Por: Bruno Lippy
Musico, escritor, instrumentista de baixo e gaita e professor de canto, Bruno Lippy produz e apresenta os Programas "Galeria do Rock" e "Rock Vinil" aqui no Canal Falando de Rock. Crítico e Colunista musical, também escreve para o site Rock News onde além de uma Coluna semanal também redige a temida Crítica de Álbuns. Seu e-mail para contato é: bruno.lippy@hotmail.com

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário