Dividir e Conquistar, datado do ano de 1988, como o próprio Carlos Lopes, líder da Banda disse , 'marca o fim da inocência na cena'. O nome veio da famosa filosofia do Imperador Romano César que descreve que pra se conquistar um povo basta dividí-lo quanto a seus interesses, fragilizando todo tipo de manifestação político-social vindo do povo.
O disco conta conta com clássicos do metal brasileiro(tanto que que foi eleito como melhor albúm brasileiro de estilo do seu respectivo ano pela mídia especealizada tanto no Brasil como no exterior), e cujas letras evoluíram bruscamente no que já era um forte da banda.
O álbum conta com oito faixas de puro peso e cada uma tratando de temas universais, dentre elas se destacam 'violência é real' que cita a repressão social que a violência provoca no modo de vida de um cidadão e que serve como uma certa profecia que escrita a mais de 20 anos já cita como a passividade da sociedade anos trás deixou a violência se tornar um fato do dia-a-dia; em seguida vem 'Metal Desunido', que na humilde opnião deste que vos escreve é a maior mensagem destes cariocas, que já naquela época sofriam preconceito por aqueles bangers mais radicais e viam como a desunião do público heavy metal preujudicava a evolução desta emergente cena, tal fato foi tão nítido para a banda que em um dos primeiros shows de divulgaçao do álbum 20 pessoas ali presentes deram as costas pra o palco alegando que a banda havia traído a cena pelo simples fato de abondonar o visual carregado de couro e cintos de bala.
Na sequência 'Lucrécia Borgia', descreve a polêmica sobre esta que foi acusada de ser "filha, esposa e nora" de seu pai, Alexandre VI, segundo alguns filósofos e antropólogos era usada como um instrumento sexual para desvirtuar membros do Vaticano a agir em favor aos interesses de seu pai e de seu irmão. 'Morador das Ruas' é uma breve análise sobre a soturna situção de pessoas sem lar e que são obrigadas a viver a margem da sociedade. 'Velhice' retrata o abandono e o descaso que os idosos sofrem não só pela sociedade em geral mas também por familiares. A tour de divulgação do álbum contou com o Sepultura como banda de abertura e passou nas mais diversas cidades do norte ao sul do país e alguns shows abrindo para nomes como Motörhead e Exumer.
0 comentários:
Postar um comentário